quarta-feira, 28 de julho de 2010

Premier League, La Liga e Serie A em risco de falência


Segundo a consultora AT Kearney, as ligas de Itália, Espanha e Inglaterra estão à beira da falência, que justifica este facto com os elevados investimentos na compra dos jogadores. O relatório publicado pelo jornal espanhol "El País", revela que só as ligas alemã e francesa apresentam lucros.

Enquanto na Alemanha a rentabilidade é de 2% e em França de 1%, os outros países apresentam resultados negativos: Itália- 12%; Espanha - 7%, Inglaterra - 5%.

O estudo revela que se as ligas italiana, espanhola e inglesa fossem empresas "estariam falidas em menos de dois anos", e adianta "Não é absurdo pensar que alguns clubes podem fechar as portas a médio prazo" e adianta que "não é absurdo" pensar que alguns clubes podem desaparecer a médio prazo".

Para a consultora, estes resultados devem-se sobretudo, ao prejuízo que resulta da transferência de jogadores e que ascendeu a 566 milhões de euros na época passada. A liga espanhola apresenta o pior balanço, 257 milhões de euros, seguida da alemã, 118 milhões e da inglesa 91 milhões.

Este facto explica-se pelo facto de os presidentes de clubes como Barcelona ou Real Madrid preferirem investir na compra de jogadores do que o aumento do preço dos ingressos ou obtenção de novos patrocinadores, uma vez que contratação de "estrelas" são bastante mais populares junto dos adeptos.

Sem comentários:

Enviar um comentário