quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Novo sistema virtual de publicidade nos campos de futebol


Como é sabido, o futebol é um mercado considerado bastante atractivo para as marcas se publicitarem. Hoje em dia,  tornou-se habitual verem-se painéis electrónicos ao redor do campo que tanto pode ser publicidade estática como rotativa.

Existem ainda os tapetes que são colocados ao lado das balizas, um produto originário da Espanha e que tem também no Brasil um representante. Quando se utiliza este tipo de media, é necessário pagar os royalties de direito tanto para a empresa brasileira como para a empresa espanhola., já que se trata de um produto registado. As letras são escritas em perspectiva para que as câmeras de televisão possam captar as mensagens publicitárias, o que significa que cada estádio tem o seu próprio jogo de tapetes, uma vez que a posição das câmeras varia de um estádio para o outro.

Por exemplo, no Campeonato Holandês, é utilizado na geração de imagens um sistema virtual para expor as marcas dos anunciantes. Até aqui não seria nenhuma novidade, já que esse sistema é utilizado há bastante tempo. A diferença é que no lugar dos tapetes o sistema virtual  entra em acção, permitindo, assim como acontece nos painéis electrónicos, uma variação de anunciantes. Ou seja, o resultado é semelhante ao de um painel electrónico, mas sem a necessidade de se colocar um equipamento quase dentro do campo e que muitas vezes atrapalha o próprio jogo. Outra das vantagens é que não são pagos royalties já que não existe nenhum equipamento físico naquele local.

Para que perceba melhor, veja o vídeo:

7 comentários:

  1. Quando é que o Brasil irá adotar definitivamente em todos os jogos do campeonato Brasileiro esse bom sistema de publicidade virtual?
    Já chega dessas publicidades estáticas que não tem charme algum, ter esse "novo" tipo de publicidade em todos os jogos do campeonato brasileiro concerteza vai atrair mais marcas anunciantes de peso que assim darão ao campeonato brasileiro um melhor marketing.
    Parabéns ao Campeonato Carioca que afinal é o unico do Brasil que apesar de forma timida começou a usar desse atraente sistema de publicidade. Porém ele é usado apenas nas laterais do gramado e apenas em alguns ( ou apenas um) jogos, o que o torna quase imperceptível, quando se sai um gol como vai se perceber o sistema virtual de publicidade se ele fica nas laterais do campo? É o que acontece na Copa do Brasil e no Campeonato Carioca.
    Eu acho uma vergonha o país da próxima Copa do Mundo até hoje não ter um campeonato de futebol de estilo, como os campeonatos da Espanha, Inglaterra, Holanda, Fraça, Itália, Portugal e até mesmo o campeonato argentino. É mole?

    ResponderEliminar
  2. como pode o brasil ter estas placas secas e nao aquela digital
    e mais uma prova que eles so quer rancar dinheros pra eles nao pra melhorar o futebol

    ResponderEliminar
  3. Quem fabrica esses tapetes aqui no Brasil?

    ResponderEliminar
  4. BOA NOITE

    QUAL VALOR DE UM TAPETE E QUANTO CUSTA EPOR NUM JOGO SERIE A BRASILEIRAO?

    ResponderEliminar