Avaliado em 462 milhões de euros, o Real Madrid ultrapassou o Manchester United e é agora o clube de futebol mais valioso da Europa. O número dois ficou-se pelos 446 milhões de euros, revela o "The Most Valuable European Football Club Brands 2010" da Brand Finance, que identificou os 25 clubes europeus mais valiosos. Fora deste ‘ranking' ficam os clubes portugueses.
Num campeonato disputado na maioria por marcas inglesas, alemãs, italianas e espanholas, no ‘top' 5 só houve uma inversão de posições no primeiro e segundo lugar em relação a 2009. Os outros lugares continuam inalterados, mas mais valiosos: em terceiro lugar continua o Barcelona, avaliado em 433 milhões de euros, seguido do Bayern Munique (360 milhões) e do Arsenal (257 milhões de euros). Somando o valor dos três líderes da tabela o valor ultrapassa os mil milhões de euros.
Fora do relvado, a estratégia de marketing dos Galácticos está a dar resultados, enquanto a presença de estrelas no relvado faz disparar o potencial do clube.
Por exemplo, ao fim de um ano, no clube madrileno, Cristiano Ronaldo já rendeu 100 milhões de euros em ‘merchandising'. No Manchester United, foi o insucesso desportivo que condicionou o desempenho das receitas associadas. Ainda assim, nem tudo correu mal ao clube.
Como explica João Baluarte, ‘managing partner' da Brand Finance, "do ponto de vista comercial, com a alteração do ‘sponsor' das camisolas - da AIG para a AON - e os ‘tours' de apresentação e pré-época, permitiu atenuar o insucesso desportivo e aumentar a presença global do clube".
No conjunto das 25 marcas analisadas, em 2010 registou-se um aumento de 18% no valor das marcas. Já as que estão no ‘top' 10 cresceram 21%. Na opinião de João Baluarte, isto acontece devido ao "reforço da presença global e consequente reforço das receitas associadas - comerciais e de transmissão televisiva bem como pela melhoria e profissionalização do marketing associado à indústria do futebol".
Fonte: Económico (20-09-10)
O grande "problema" do Desporto, é a ditadura dos resultados, ou seja, por muito capaz e competente que seja a gestão, se não aparecem resultados a médio e largo prazo, tudo é posto em causa.
ResponderEliminarBoa noite Marcos,
ResponderEliminarÉ verdade, a pressão no desporto não é comparável a outros sectores. Querem-se sempre resultados a curto prazo e, muitas vezes, não se olha para o médio/longo prazo. Por vezes, até os dirigentes caem nesta tentação.
Obrigado pelo comentário