sábado, 31 de março de 2012

Gestifute lidera ranking das maiores agências de jogadores de futebol do mundo


Com um valor médio de 6,45 milhões de euros, cada um dos 83 jogadores representados pela portuguesa Gestifute garantiram a Jorge Mendes o reforço da liderança entre as maiores agências de jogadores de futebol do Mundo, com um plantel avaliado em 536 milhões de euros, segundo o ranking publicado pela Futebol Finance.

No plantel de Jorge Mendes contam- -se os nomes de Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa, Quaresma, Radamel Falcão ou Nani, estrelas suficientes para deixar a anos-luz a segunda agência de jogadores do ranking mundial: a Stellar. Esta empresa, apesar de representar mais do dobro dos jogadores da Gestifute, tem uma carteira avaliada em  274 milhões, ou seja, com um valor médio por jogador de 1,3 milhões de euros. Contas feitas ao top10, conclui-se que os jogadores representados por Jorge Mendes valem hoje 20,8% do total dos jogadores nas empresas do top10. Uma fatia que em 2009 era de apenas 18,5%.

Mais do que a liderança propriamente dita, o novo ranking mostra sobretudo o reforço do peso Gestifute no Mundo do futebol nos últimos anos. A agência de Jorge Mendes já era a mais valiosa do mundo para o portal especializado em finanças futebolísticas em Março de 2009. De 2009 até hoje, a carteira da Gestifute – avaliadas tendo em conta volume de negócios, qualidade e quantidade de jogadores e o valor médio de cada jogador – valorizou 32%, de 405 milhões de euros para os actuais 536 milhões, fruto de um reforço no total de jogadores representados (de 75 para 83) mas também da própria valorização dos atletas (em 2009 cada jogador da Gestifute valia em média 5,4 milhões, quase menos um milhão que actualmente).O valor registado em 2009 é ainda anterior à transferência que levou Ronaldo do Manchester United para o Real Madrid, já que essa só aconteceu em Junho desse ano.

O valor na carteira da Gestifute quase duplica o montante gerido pela segunda maior agência do mundo, a Stellar Football. A agência britânica que no seu plantel apresenta jogadores como Ashley Cole, Louis Saha ou Peter Crouch, por exemplo, viu a carteira ganhar apenas mais 3% de valor desde 2009, com uma subida de 100 mil euros no valor médio de cada jogador representado. Em 2009, os 221 jogadores agenciados pela Stellar Football valiam um total de 265 milhões de euros e hoje, com 209 jogadores agenciados, a carteira total da empresa vale 274 milhões de euros. Com estas evoluções distintas, a Gestifute reforçou o fosso que a separa da concorrência, já que a sua carteira de jogadores passou a valer quase duas vezes mais que a da rival Stellar, quando em 2009 valia 1,5 vezes mais.

A encerrar o pódio encontra-se a Base Soccer Agency, que gere nomes de jogadores britânicos que contribuem para uma carteira de 239 milhões de euros.

O benfiquista Cardozo é agenciado pela alemã Pro Soccer 24, a oitava maior segundo o referido estudo, com um total de 184 milhões de euros.

Já a brasileira MJF Publicidade e Promoções, responsável pela gestão empresarial do portista Hulk, é a 11ª maior, ao administrar jogadores avaliados em 178 milhões de euros. 

Para se ter uma pequena noção do valor alcançado pela Gestifute, de referir que os 536 milhões de euros nas mãos de Jorge Mendes correspondem a quase todo o valor de mercado do Banco Português de Investimento (BPI), já que a capitalização bolsista do banco segue hoje nos 546 milhões de euros. 


Daniel Gouveia

1 comentário:

  1. É de realçar a qualidade com que esta empresa trabalha, e é reconhecida no estrangeiro. provavelmente, tem mais credibilidade lá fora do que em Portugal, no entanto, é uma empresa com tal prestigio que já são os atletas que a procuram... no entanto, parece-me um mercado que ainda tem muito por onde crescer. há que ponderar se não podemos crescer neste sector, já que tanto sucesso os Portugueses tem tido...

    Parabéns pelo artigo, muito interessante.

    ResponderEliminar