terça-feira, 17 de abril de 2012

Imagem de Cristiano Ronaldo mais valiosa do que a de Messi



Cristiano Ronaldo é, em termos mediáticos, o jogador mais valioso do futebol mundial da actualidade, segundo um estudo desenvolvido pelo IPAM – The Marketing School. Este estudo analisa e compara o valor do craque português e de Lionel Messi, do ponto de vista do marketing. 
O potencial de mercado do jogador do Real Madrid está avaliado em 40 milhões de euros por ano, contra os 37 milhões por ano do astro argentino. As receitas publicitárias, projecção mediática, exposição na Web e palmarés são, apenas, algumas das dimensões avaliadas.

O IPAM desenvolveu uma metodologia científica denominada de Sports Reputation Index que tem como objectivo avaliar a reputação, popularidade e notoriedade de um atleta ou treinador.

Este modelo pode ser aplicado a diferentes modalidades e países e constitui-se na aplicação de um modelo de avaliação de valor baseado em 6 dimensões (Receitas, Media, Web, Palmarés, Social e Impacto) num total de 26 variáveis.

Assim, numa escala de 0 – 100, Cristiano Ronaldo atinge um SRI de 77, ligeiramente superior ao de Lionel Messi que atinge um SRI de 74.

No campo da internet, Ronaldo leva a melhor sobre Messi: Ronaldo tem mais fãs no Facebook (42 milhões contra os 34 milhões do argentino), soma 139 milhões de pesquisas no Google (mais 80 milhões do que Messi), 212 mil vídeos alojados no Youtube e oito milhões de seguidores no Twitter.

O potencial de mercado de Cristiano Ronaldo é, de igual modo, sustentado na projecção social. O português é referenciado em 205 livros da Amazon (Messi apenas em 85) e em 2.157 artigos científicos (o argentino em 1.608). No ranking de celebridades da revista Forbes, o capitão da selecção nacional figura na 43ª posição, enquanto que Messi surge no 62º lugar.

Realce também para o facto de Ronaldo ganhar sobre o rival da Catalunha no que toca ao vencimento. O salário anual do português - 13 milhões de euros - supera em cerca de um milhão o de Messi.

De acordo com o estudo, o número 10 dos blaugrana bate o craque português em três variáveis: receitas globais, palmarés e exposição mediática. Os direitos de imagem proporcionam, anualmente, 21 milhões de euros a Messi. Cristiano Ronaldo fica-se pelos 15 milhões. Desta forma, e apesar de auferir um salário mais baixo, o argentino é capaz de gerar mais receitas. Com 18 títulos colectivos conquistados – contra 10 do avançado português – e três distinções para a Bola de Ouro da FIFA (2009, 2010 e 2011), contra uma do português (2008), Messi supera Ronaldo em termos de sucesso desportivo colectivo. Neste caso, o facto de Messi ter ganho três Ligas dos Campeões consecutivas ajudou a que o argentino fosse distinguido nos três últimos anos com a Bola de Ouro. O sucesso colectivo potencia, obviamente, o sucesso individual.

Para Daniel Sá, director do IPAM – The Marketing School Porto e Aveiro e autor do estudo, “a vantagem de Ronaldo face a Messi deve-se, sobretudo, ao estilo irreverente, forte e agressivo do português que contrasta com o perfil mais apagado do atacante do Barcelona”. “O percurso de cinco anos no Manchester United e o facto de ter actuado, durante um largo período de tempo, na Premier League – a liga mais visível e rentável do futebol mundial – são outros factores que ajudaram Ronaldo a potenciar a sua imagem”, explica o especialista em marketing desportivo.

Segundo o docente, "Ronaldo e Messi devem incidir a aposta nos mercados asiático, norte-americano e africano e tirar o máximo proveito do potencial dos novos meios digitais". A investigação efectuada pelo IPAM - The Marketing School utilizou uma metodologia científica - Sports Reputation Index by IPAM - que tem como objectivo avaliar a reputação, a popularidade e a notoriedade de um atleta ou treinador.

“Este estudo não se destina a avaliar qual o melhor futebolista do mundo mas sim, do ponto de vista de marketing, qual o futebolista mais valioso do mundo. Cristiano Ronaldo é inequivocamente o detentor desta distinção”, sublinha o IPAM em comunicado.

Daniel Gouveia

1 comentário: