Segundo informação da Reuters, o valor total das receitas de patrocínio nas camisolas das 5 maiores ligas Europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) caiu 2,6% para os 365 milhões de Euros na temporada de 2009/10.
Em termos de média de receitas provenientes de patrocínios nas camisolas, os clubes da Bundesliga continuam a liderar, sendo que em média cada clube arrecada cerca de 6,3 milhões de Euros por ano neste género de patrocínio, o que significa um aumento de 5% em relação à temporada anterior.
Estes valores significam também que a Bundesliga bate mais uma vez a Premier League Inglesa, uma vez que os clubes ingleses registam uma média de 4,8 milhões de Euros em patrocínios nas camisolas, uma queda de 10% em relação à temporada de 2008/09.
Média de receitas provenientes de patrocínios nas camisolas das 5 maiores ligas de futebol Europeias
1. Bundesliga - Em 2008/09 os clubes alemães obtiveram em média 5,97 milhões de Euros em receitas provenientes dos patrocínios nas camisolas. Em 2009/10 a média subiu para os 6,26 milhões de Euros, um aumento de 4,9%.
2. Premier League – Em 2008/09 os clubes Ingleses obtiveram em média 5,33 milhões de Euros em receitas provenientes dos patrocínios nas camisolas. Em 2009/10 a média desceu para os 4,81 milhões de Euros, uma queda de 9,8%.
3. Serie A – Em 2008/09 os clubes Italianos obtiveram em média 3,62 milhões de Euros em receitas provenientes dos patrocínios nas camisolas. Em 2009/10 a média desceu para os 3,52 milhões de Euros, uma queda de 2,8%.
4. La Liga – Em 2008/09 os clubes Espanhóis obtiveram em média 2,50 milhões de Euros em receitas provenientes dos patrocínios nas camisolas. Em 2009/10 a média aumentou para os 2,64 milhões de Euros, um aumento de 5,6%.
5. Ligue 1 – Em 2008/09 os clubes Franceses obtiveram em média 2,46 milhões de Euros em receitas provenientes dos patrocínios nas camisolas. Em 2009/10 a média desceu para os 2,19 milhões de Euros, uma queda de 11,0%
Os sectores que mais investiram em publicidade nas camisolas dos clubes pertencentes às 5 maiores ligas da Europa foram o sector das Apostas Online, que foi o que mais gastou em patrocínios com 67,5 milhões de Euros, um aumento de 36,1% em relação ao ano de 08/09, de seguida o sector da Energia 47 milhões de Euros (+3,8%), Transportes 44 milhões de Euros (+16,4%), Finanças 42,7 milhões de Euros (-21,3%), Automóvel 41,2 milhões de Euros (-4,2%) e Telecomunicações 32,6 milhões de Euros (-7,4%)
Sem comentários:
Enviar um comentário