sábado, 11 de setembro de 2010

As 11 marcas que mais investem no futebol mundial



Das contratações ao ‘merchandising', passando pelos contratos publicitários: o futebol mede-se em números XXL. Os valores milionários que se investem ajudaram a que este desporto se tornasse ‘rei', mas há marcas com maior empenho, como elegeu o ‘site' SoccerLens. Conheça as 11 marcas titulares que os clubes querem nas suas equipas.


1. Coca-Cola - O primeiro anúncio da marca de refrigerantes associado ao futebol surgiu em 1950, mas tornou-se patrocinador oficial do Mundial em 1978 (onde a anfitriã Argentina venceu a Holanda), tendo já contratos até 2022. A marca tem também acordos com a UEFA, e marcará presença nos Euros 2012 e 2016. A última campanha esteve em 170 países.

2. Nike - Manchester United, Barcelona, Portugal ou Brasil, são alguns dos equipamentos desportivos que carregam o símbolo da Nike. Patrocinou jogadores como Ronaldinho Gaúcho ou Cristiano Ronaldo e, apesar de nunca ter sido patrocinador oficial, nunca está ausente dos relvados.

3. McDonald's - É difícil ter atletas de competição patrocinados pela McDonald's, a maior cadeia de ‘fast food' do mundo, mas a UEFA e a FIFA agradecem os 30 milhões anuais de patrocínio.

4. Adidas - A marca alemã é, desde 1970, o principal fornecedor de bolas para os Mundiais da FIFA, tendo acordos semelhantes com a UEFA. Veste ainda Real Madrid, Bayern de Munique e o Ac Milan.

5. Barclays - O banco patrocinador da 1ª Liga inglesa desde 2001 tem contrato até à época 2012/2013, com direitos de ‘naming' que custaram perto de 100 milhões de euros.

6. Budweiser - A produtora alemã de marcas como a Budweiser fazem dela a cerveja oficial do Mundial da FIFA e da Premier League.

7. Puma - Além de patrocinar 12 selecções africanas, em Portugal veste o Sporting. Ocupa posições cimeiras pela aposta em várias equipas.

8. Aon - O patrocínio da empresa de serviços financeiros à camisola do Manchester, até 2014, foi de 97 milhões de euros.

9. Visa - Depois de destronar a rival Mastercard ao investir o que se estima terem sido 117 milhões de euros nos torneios de 2010 e 2014, a empresa de cartões de crédito ganha um lugar cativo no plantel dos maiores patrocinadores.

10. Pepsi - Fernando Torres, Messi, Drogba ou Thierry Henry são algumas das caras da Pepsi, que sucederam a David Beckham depois de um contrato de dez anos. Patrocina ainda a liga de futebol norte-americana.

11. Samsung - A empresa sul-coreana de electrónica patrocina o Chelsea desde 2005 com acordo até 2013. Colabora ainda com a Taça das Nações Africanas.

Fonte: Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário