Hoje em dia, todos os clubes têm um patrocinador principal que utiliza como recurso básico de publicidade na camisola. Dos grandes clubes, o FC Barcelona era o único que renunciava a esta receita e estampa, desde 2006, na sua camisola o nome da UNICEF, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, ao qual destina 1,5 milhões de euros por ano. Este caso atípico no mundo do futebol, deve-se ao facto do FC Barcelona ter optado por marcar uma posição humanitária. Essa decisão fez com que o clube renunciasse às receitas que poderia obter pela venda do espaço publicitário da sua camisola, mais de 20 milhões de euros por ano.
Esta época, a Fiorentina seguiu o exemplo do Barcelona, e irá usar o logótipo da Organização Não-Governamental (ONG) de ajuda à infância "Save the children" nas camisolas, tornando-se na primeira equipa da 1.ª divisão do campeonato italiano de futebol a renunciar, por solidariedade, a um patrocinador.
A Sociedade Fiorentina comunicou, no passado mês de Agosto, a adesão à campanha "Every One", que tem como objectivo evitar que "as crianças nos países mais pobres morram devido a doenças evitáveis".
"Decidimos apoiar um projecto importante como a campanha 'Every One', oferecendo desde o início do campeonato a nossa mais visível plataforma de comunicação: a nossa camisola", explicou o vice-presidente da Fiorentina, Mário Cognigni.
Cognigni acrescentou que a colaboração com a "Save the children" não se ficará só por esta iniciativa, pois no futuro estão previstas outras campanhas de ajuda, como a recolha de fundos durante a época.
A iniciativa "Every One", que a ONG define como a maior campanha lançada nos 90 anos da sua história, nasceu com o objectivo de contribuir para reduzir drasticamente a mortalidade infantil até 2015, salvando cada ano 500 mil crianças.
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