Hoje em dia qualquer clube de futebol moderno aposta em estratégias  inovadoras para angariar e envolver o maior número de adeptos nas suas  actividades. Qual a intenção? Aumentar receitas e fidelizar adeptos. Os  websites são actualmente as melhores ferramentas para potenciar o  negócio de qualquer clube, desde que moderno, actualizado e bem  administrado, pode tornar-se num agregador de adeptos, sedentos de novos  produtos e informações oficiais.
Qualquer clube que procura angariar novos adeptos e construir uma  real ligação com os actuais (que no fundo são os seus consumidores  alvo), devem apostar num website inovador. Tomamos como exemplo o  website de um dos maiores clubes do mundo, o FC Barcelona, e eis alguns  dos serviços que proporcionam aos seus adeptos e clientes através do seu  website. 
O site do seu clube têm todos estes serviços? Funcionam? Aqui fica a sugestão para visitar o website do FC Barcelona e descobrir mais sobre como fidelizar o adepto e aumentar receitas via internet. Se for dirigente, talvez encontre algumas ideias que podem impulsionar o marketing do seu clube e se for adepto pode sempre enviar algumas destas sugestões aos responsáveis do seu clube.
- Vídeos de adeptos (incorporados via Youtube)
 - Anúncios de promoções / Vencedores de concursos
 - Opinião dos adeptos / Comentários dos adeptos a aquisições e vendas de jogadores
 - Sondagens a adeptos
 - Downloads de vários produtos
 - Ofertas de merchandising exclusivas
 - Notícias e informação actualizadas
 - Destaques para as novas aquisições
 - Visita guiada ao estádio e instalações do clube em vídeo (ver aqui)
 - Uma das newsletter oficiais mais completas (ver aqui)
 - E uma relação com os investidores especial (ver aqui)
 
O site do seu clube têm todos estes serviços? Funcionam? Aqui fica a sugestão para visitar o website do FC Barcelona e descobrir mais sobre como fidelizar o adepto e aumentar receitas via internet. Se for dirigente, talvez encontre algumas ideias que podem impulsionar o marketing do seu clube e se for adepto pode sempre enviar algumas destas sugestões aos responsáveis do seu clube.
Em Portugal
Em Portugal, o envolvimento dos adeptos com os seus clubes através do  seu website, pode considerar-se medíocre. Com cerca de 4,5 milhões de  utilizadores regulares de internet (sem contar com os imigrantes que  procuram informação do seus clube online), os administradores dos clubes  tardam em entender que esta ferramenta pode solucionar muitas das  carências que mantêm em termos das suas estratégias de comunicação e  marketing.
Não se pode dizer que os websites dos clubes portugueses sejam um  meio de reunir e fidelizar adeptos, mesmo os sites de Benfica, Porto e  Sporting, não excedem muito a venda de bilhetes, a venda de  merchandising e divulgação de comunicados (muitos deles em segunda mão).  A presença dos restantes clubes na internet, pode considerar-se  simplesmente miserável. A maioria mantêm um website apenas por manter,  obsoleto, desactualizado e sem qualquer ideia de como tornar esta  ferramenta em potenciais receitas.
Os adeptos portugueses continuam a consultar mais vezes os jornais  desportivos diários do que os sites dos seus próprios clubes. Um hábito  que qualquer adepto britânico consideraria inacreditável e para o clube  significa simplesmente mais uma fuga de receitas. 
Fonte: FutebolFinance
Fonte: FutebolFinance

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