quarta-feira, 29 de setembro de 2010

FIFA - Transferências online


A FIFA lançou um sistema online que pretende fazer um controlo apertado sobre todas as transferências internacionais e torná-las mais transparentes. O Transfer Matchin System (TMS) passa a funcionar em todo o mundo a partir desta sexta-feira, 1 de Outubro.
O sistema, que foi usado em fase experimental em alguns países nos últimos dois anos, quer ser um instrumento essencial para detectar, por exemplo, casos de lavagem de dinheiro. 

O funcionamento é simples. Os dois clubes envolvidos numa transferência têm que submeter no TMS a mesma informação, caso contrário a transferência será bloqueada e a Federação não pode emitir o certificado internacional do jogador. Fazem-no através de um formulário com mais de 30 pontos, que incluem a informação sobre o jogador, sobre o clube, sobre os pagamentos (incluindos a verba envolvida, as prestações e detalhes bancários ou os pagamentos por formação devidos a terceiros. A esta informação têm de ser anexadas cópias dos documentos do jogador e do contrato, sempre por via electrónica. 

«É um momento histórico para o futebol. O TMS é um sistema online relativamente simples, mas terá um impacto tremendo nas transferências internacionais. Graças a ele, as autoridades do futebol têm mais detalhes sobre cada transferência. O mais importante é que aumenta a transparência das transacções e ajuda-nos em questões como a luta contra a lavagem de dinheiro e a protecção das transferências de menores», afirmou Joseph Blatter, presidente da FIFA, na apresentação do programa. 

A FIFA reforça a utilidade do TMS no que diz respeito aos jogadores jovens. Ao garantir que é possível seguir desde cedo o percurso de um jogador, permite saber quais os clubes por onde passou e que devem ser compensados pela sua formação. Também pode ajudar a reduzir o número de transferências de menores. Elas estão sujeitas desde 2009 à aprovação de um subcomité da FIFA, que terá agora informação imediata sobre qualquer intenção de transferência de um jogador nessas condições. 

O TMS, anuncia ainda o organismo, vai aplicar-se a todas as federações filiadas na FIFA e a 3633 clubes. 

A FIFA não revelou quantos elementos terá a investigar eventuais irregularidades detectadas, mas garante que haverá sanções pesadas para quem cometer infracções. Os responsáveis do organismo também defendem que, apesar de ter estado em fase experimental, o sistema já teve resultados, nomeadamente na redução de transferências de menores na América do Sul. «Basicamente, os clubes diziam: «Isto é demasiado difícil, há demasiadas exigências», disse Mark Goddard, responsável do programa anti-corrupção da FIFA, em conferência de imprensa.

Fonte: Maisfutebol (29/09/10)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Marketing Desportivo - Imagens de Marca


Porto, Benfica, Sporting e Braga são os quatro "grandes" do futebol português e o Imagens de Marca foi conhecer as estratégias de marketing que os unem e os diferenciam dentro e fora das quatro linhas. As marcas e a relação com o desporto são também alvo de análise desta emissão. 

Para além de explicar porque o futebol é uma ferramenta estratégica para consolidar resultados e como as marcas trabalham nesse sentido, vai também revelar as estratégias de marketing e comunicação dos grandes clubes de futebol nacional. Ao Benfica, Sporting e Porto junta-se uma reportagem sobre o Braga, a equipa sensação da época passada.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Marketing online - Os websites dos clubes


Hoje em dia qualquer clube de futebol moderno aposta em estratégias inovadoras para angariar e envolver o maior número de adeptos nas suas actividades. Qual a intenção? Aumentar receitas e fidelizar adeptos. Os websites são actualmente as melhores ferramentas para potenciar o negócio de qualquer clube, desde que moderno, actualizado e bem administrado, pode tornar-se num agregador de adeptos, sedentos de novos produtos e informações oficiais.

Qualquer clube que procura angariar novos adeptos e construir uma real ligação com os actuais (que no fundo são os seus consumidores alvo), devem apostar num website inovador. Tomamos como exemplo o website de um dos maiores clubes do mundo, o FC Barcelona, e eis alguns dos serviços que proporcionam aos seus adeptos e clientes através do seu website. 

  • Vídeos de adeptos (incorporados via Youtube)
  • Anúncios de promoções / Vencedores de concursos
  • Opinião dos adeptos / Comentários dos adeptos a aquisições e vendas de jogadores
  • Sondagens a adeptos
  • Downloads de vários produtos
  • Ofertas de merchandising exclusivas
  • Notícias e informação actualizadas
  • Destaques para as novas aquisições
  • Visita guiada ao estádio e instalações do clube em vídeo (ver aqui)
  • Uma das newsletter oficiais mais completas (ver aqui)
  • E uma relação com os investidores especial (ver aqui)   

O site do seu clube têm todos estes serviços? Funcionam? Aqui fica a sugestão para visitar o website do FC Barcelona e descobrir mais sobre como fidelizar o adepto e aumentar receitas via internet. Se for dirigente, talvez encontre algumas ideias que podem impulsionar o marketing do seu clube e se for adepto pode sempre enviar algumas destas sugestões aos responsáveis do seu clube.

Em Portugal

Em Portugal, o envolvimento dos adeptos com os seus clubes através do seu website, pode considerar-se medíocre. Com cerca de 4,5 milhões de utilizadores regulares de internet (sem contar com os imigrantes que procuram informação do seus clube online), os administradores dos clubes tardam em entender que esta ferramenta pode solucionar muitas das carências que mantêm em termos das suas estratégias de comunicação e marketing.

Não se pode dizer que os websites dos clubes portugueses sejam um meio de reunir e fidelizar adeptos, mesmo os sites de Benfica, Porto e Sporting, não excedem muito a venda de bilhetes, a venda de merchandising e divulgação de comunicados (muitos deles em segunda mão). A presença dos restantes clubes na internet, pode considerar-se simplesmente miserável. A maioria mantêm um website apenas por manter, obsoleto, desactualizado e sem qualquer ideia de como tornar esta ferramenta em potenciais receitas.

Os adeptos portugueses continuam a consultar mais vezes os jornais desportivos diários do que os sites dos seus próprios clubes. Um hábito que qualquer adepto britânico consideraria inacreditável e para o clube significa simplesmente mais uma fuga de receitas. 

Fonte: FutebolFinance

domingo, 12 de setembro de 2010

Novo anúncio de Cristiano Ronaldo - Timeforce


Nike, Armani, Linic, BES...Cristiano Ronaldo não pára. O jogador português é agora protagonista em mais uma campanha publicitária, desta vez levada a cabo pela marca de relógios Timeforce Watches. Desta vez, Ronaldo contracena com a espanhola Elsa Pataky, namorada do actor Adrien Brody e revelou que estava muito orgulhoso com com o resultado final numa conferência de imprensa realizada este semana em Madrid.

Questionado sobre a empatia com a actriz espanhola, adiantou: «Foi uma experiencia muito agradável. A gravação foi muito simples e conheci a Elsa, uma rapariga muito simpática e bonita».

sábado, 11 de setembro de 2010

As 11 marcas que mais investem no futebol mundial



Das contratações ao ‘merchandising', passando pelos contratos publicitários: o futebol mede-se em números XXL. Os valores milionários que se investem ajudaram a que este desporto se tornasse ‘rei', mas há marcas com maior empenho, como elegeu o ‘site' SoccerLens. Conheça as 11 marcas titulares que os clubes querem nas suas equipas.


1. Coca-Cola - O primeiro anúncio da marca de refrigerantes associado ao futebol surgiu em 1950, mas tornou-se patrocinador oficial do Mundial em 1978 (onde a anfitriã Argentina venceu a Holanda), tendo já contratos até 2022. A marca tem também acordos com a UEFA, e marcará presença nos Euros 2012 e 2016. A última campanha esteve em 170 países.

2. Nike - Manchester United, Barcelona, Portugal ou Brasil, são alguns dos equipamentos desportivos que carregam o símbolo da Nike. Patrocinou jogadores como Ronaldinho Gaúcho ou Cristiano Ronaldo e, apesar de nunca ter sido patrocinador oficial, nunca está ausente dos relvados.

3. McDonald's - É difícil ter atletas de competição patrocinados pela McDonald's, a maior cadeia de ‘fast food' do mundo, mas a UEFA e a FIFA agradecem os 30 milhões anuais de patrocínio.

4. Adidas - A marca alemã é, desde 1970, o principal fornecedor de bolas para os Mundiais da FIFA, tendo acordos semelhantes com a UEFA. Veste ainda Real Madrid, Bayern de Munique e o Ac Milan.

5. Barclays - O banco patrocinador da 1ª Liga inglesa desde 2001 tem contrato até à época 2012/2013, com direitos de ‘naming' que custaram perto de 100 milhões de euros.

6. Budweiser - A produtora alemã de marcas como a Budweiser fazem dela a cerveja oficial do Mundial da FIFA e da Premier League.

7. Puma - Além de patrocinar 12 selecções africanas, em Portugal veste o Sporting. Ocupa posições cimeiras pela aposta em várias equipas.

8. Aon - O patrocínio da empresa de serviços financeiros à camisola do Manchester, até 2014, foi de 97 milhões de euros.

9. Visa - Depois de destronar a rival Mastercard ao investir o que se estima terem sido 117 milhões de euros nos torneios de 2010 e 2014, a empresa de cartões de crédito ganha um lugar cativo no plantel dos maiores patrocinadores.

10. Pepsi - Fernando Torres, Messi, Drogba ou Thierry Henry são algumas das caras da Pepsi, que sucederam a David Beckham depois de um contrato de dez anos. Patrocina ainda a liga de futebol norte-americana.

11. Samsung - A empresa sul-coreana de electrónica patrocina o Chelsea desde 2005 com acordo até 2013. Colabora ainda com a Taça das Nações Africanas.

Fonte: Económico

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Espanha - Spot publicitário da Nike


The Spanish Armada, spot para a Nike Espanha dirigido por Augusto Fraga, realizador da Krypton, foi destacado pela Shots, publicação na área da publicidade. “A Shots é uma compilação da melhor publicidade do mundo. Só os melhores anúncios são escolhidos” afirma Augusto Fraga. “É com muito orgulho que vejo este trabalho ser reconhecido” continua. Com duração de 45 segundos, o filme foi rodado no mês de Maio em Barcelona, e conta com criatividade da agência Villarrosàs.

Carles Puyol, Sérgio Ramos, Andrés Iniesta, Cesc Fabregas, Gerard Piqué e Pedro Rodriguez  são os protagonistas  do anúncio. O conceito gira em torno do futuro que começa hoje. “Depois de uma geração brilhante de futebolistas espanhóis, outros melhores virão” explica o realizador da Krypton. “Essa ideia é transmitida através de uma perfeita harmonia de movimentos entre as actuais e as futuras estrelas… quase como um baile entre o presente e o futuro” conclui.

sábado, 4 de setembro de 2010

Fiorentina vai usar logótipo da ONG


Hoje em dia, todos os clubes têm um patrocinador principal que utiliza como recurso básico de publicidade na camisola. Dos grandes clubes, o FC Barcelona era o único que renunciava a esta receita e estampa, desde 2006, na sua camisola o nome da UNICEF, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, ao qual destina 1,5 milhões de euros por ano. Este caso atípico no mundo do futebol, deve-se ao facto do FC Barcelona ter optado por marcar uma posição humanitária. Essa decisão fez com que o clube renunciasse às receitas que poderia obter pela venda do espaço publicitário da sua camisola, mais de 20 milhões de euros por ano.

Esta época, a Fiorentina seguiu o exemplo do Barcelona, e irá usar o logótipo da Organização Não-Governamental (ONG) de ajuda à infância "Save the children" nas camisolas, tornando-se na primeira equipa da 1.ª divisão do campeonato italiano de futebol a renunciar, por solidariedade, a um patrocinador. 

A Sociedade Fiorentina comunicou, no passado mês de Agosto, a adesão à campanha "Every One", que tem como objectivo evitar que "as crianças nos países mais pobres morram devido a doenças evitáveis".
"Decidimos apoiar um projecto importante como a campanha 'Every One', oferecendo desde o início do campeonato a nossa mais visível plataforma de comunicação: a nossa camisola", explicou o vice-presidente da Fiorentina, Mário Cognigni.
Cognigni acrescentou que a colaboração com a "Save the children" não se ficará só por esta iniciativa, pois no futuro estão previstas outras campanhas de ajuda, como a recolha de fundos durante a época.
A iniciativa "Every One", que a ONG define como a maior campanha lançada nos 90 anos da sua história, nasceu com o objectivo de contribuir para reduzir drasticamente a mortalidade infantil até 2015, salvando cada ano 500 mil crianças.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Decathlon - Já imaginaram jogar ping pong em qualquer lugar?


Em Dezembro de 2009, a Decathlon lançou um spot publicitário promovendo a Artengo Rollnet. Sob o mote "já imaginaram jogar ping pong em qualquer lugar?", este produto é uma rede concebida para jogar “free Ping Pong”, o ténis de mesa que pode ser jogado em qualquer lado, sobre qualquer tipo de mesa e sem regras.

“Change of Playground” mostra duas pessoas a jogar ténis de mesa em vários lugares e superfícies, demonstrando a versatilidade do produto, que pode ser rapidamente armado em qualquer lugar.

É sem dúvida uma aposta de posicionamento e diferenciação no mercado, assim como um bom exemplo de inovação.