sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Marca José Mourinho pode valer até 12 milhões de euros


O Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) levou a cabo um estudo, que tem em conta a exposição mediática, os sucessos desportivos e os valores salariais e contratuais de Mourinho, e estima que o treinador do Real Madrid possa valer entre 8 a 12 milhões de euros por ano em direitos de imagem, sendo assim o treinador de futebol mais valioso do mundo.

A exposição mediática, os sucessos desportivos obtidos ou os valores salariais e contratuais associados à figura de José Mourinho são algumas das variáveis analisadas no estudo do IPAM.

Este estudo lembra que o percurso de Mourinho como treinador principal é ainda curto mas que já trouxe "uma abordagem completamente nova no mundo dos treinadores de futebol" e, por isso e não só, "a sua popularidade rivaliza com os principais futebolistas". Prova disso é o facto do treinador português ter sido o primeiro treinador de futebol no mundo a ter camisolas oficiais do clube com o seu nome à venda.

O estudo compara José Mourinho com outros treinadores e coloca-o, em termos do valor dos direitos de imagem, à frente de Pep Guardiola (Barcelona), Alex Ferguson (Manchester United) ou Arséne Wenger (Arsenal). O treinador português, que está entre os três mais mediáticos do mundo, conta com mais de 14 milhões de referência na Internet e mais de 15 mil vídeos no Youtube. O estatuto de treinador mais bem pago do mundo, aliado ao facto de treinar um dos clubes de futebol mais valiosos do mundo, torna-o num alvo atraente para as marcas.

Mourinho pode até ser comparado a George Clooney, emprestando a sua imagem a marcas globais fora o futebol, como serviços financeiros, moda, relógios e tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário