domingo, 5 de dezembro de 2010

Paragem á vista na NBA



Os indícios apontam para que se repita uma paragem na NBA, a partir de Junho, mês em que cessa o acordo vigente de salários.

Este fenómeno já aconteceu em 1995 (fora da época de jogos), em 1996 (durou apenas algumas horas) e em 1998/99 - esta sim, acarretando graves prejuízos -, que motivou a anulação de boa parte da temporada, só iniciada em Fevereiro, e o cancelamento do All Star Game.

A última paragem foi provocada pelo facto dos proprietários das equipas quererem mexer no tecto salarial do contrato colectivo dos atletas e pretenderem definir os máximos de ordenados dos jogadores que assinassem fora do regime colectivo.

Desta vez é a crise financeira mundial a servir de bandeira aos proprietários e à NBA para a redução nos direitos dos basquetebolistas. Algo que a NBPA (Associação de Jogadores da NBA), presidida por Derek Fisher, contesta. «É quase inevitável que aconteça uma paragem», anunciou o base dos Lakers após um encontro com responsáveis das equipas e da NBA, no qual apresentou a subida dos rendimentos das equipas (aumento de audiências, espectadores e patrocínios) para contrariar a argumentação dos patrões.

Prevenidos para uma eventual paragem, a NBPA tem enviado mensagens aos seus associados para gastarem o dinheiro de forma mais criteriosa, ao mesmo tempo que desenvolve esforços no sentido de promover campanhas de educação de poupança dos chorudos ordenados.

Sem comentários:

Enviar um comentário