sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Barcelona acerta maior contrato de patrocínio na camisola do mundo com a Qatar Foundation



Dos grandes clubes o Barcelona era o único que não utilizava patrocínio na camisola, renunciando esta apetecível receita. Até agora! 

O Barça fechou um contrato de patrocínio com a Qatar Foundation, uma fundação sem fins lucrativos, para os próximos cinco anos. O acordo terá valores que torna o Barcelona o clube com o maior contrato de patrocínio do planeta.

Os blaugrana já apresentavam desde 2006/2007 o nome da UNICEF na camisola, ao qual destinavam 1,5 milhões de euros por ano. Era de facto um caso atípico no mundo do futebol.

Agora, e pela primeira vez na história do clube, a direcção do Barcelona parece ter mudado de ideias. Na próxima época, o Barcelona vai ter, pela primeira vez, publicidade paga na camisola da equipa principal de futebol. O acordo foi feito com a  Qatar Foundation vai render 30 milhões de euros por ano, mais bónus associados aos troféus conquistados, e é válido até 2016 num total de 150 milhões de euros.

Javier Faus, vice-presidente para a área económica do Barcelona, lembrou que o novo patrocinador «é uma marca não comercial, uma ONG (Organização Não-Governamental) de um país que se quer dar a conhecer através da educação e do desporto», mas a verdade é que, pela primeira vez, o clube espanhol terá publicidade paga na camisola. O espaço será partilhado entre a Fundação Qatar e a Unicef, enquanto o acordo com esta entidade se mantiver.

O ex-presidente Joan Gaspart a camisola do Barça não tem preço. "Estive no clube durante 25 anos e sempre pensei que a camisola do Barcelona não tinha preço. Não gosto de publicidade nas camisolas, já a da UNICEF não me agrada", afirmou o ex-presidente ao programa televisivo "Esports COPE".

As críticas ao negócio vieram também pela mão do ex-vice presidente Alfons Godall - pré-candidato nas últimas eleições do clube - que "arrasa" o regime político do Qatar e repudia as relações de Sandro Rosell com o país.

"Estabelecem-se relações com um país que tem um regime político que não trata bem as mulheres, é machista, anti-democrático e obscuro, e onde ninguém sabe ao certo quem manda. Além do mais, Rosell tem negócios privados no Qatar. A situação económica do clube não precisava disto, por isso não a usem como desculpa para fazerem o que querem", afirmou Godall

Este acordo surge uma semana depois da atribuição do Mundial 2022 ao Qatar, candidatura que contou com o apoio do técnico do Barcelona, Pep Guardiola.

Ranking de Patrocínios nas Camisolas (valores anuais)

1. FC Barcelona (Espanha) / Qatar Foundation – 30 milhões de Euros
2. CF Real Madrid (Espanha) / Bwin – 25 milhões de Euros
3. FC Bayern Munique (Alemanha) / T-Home – 25 milhões de Euros
4. Manchester United FC (Inglaterra) / AON Corporation – 24 milhões de  Euros
5. Liverpool FC (Inglaterra) / Standard Chartered –  24 milhões de Euros
6. Chelsea FC (Inglaterra) / Samsung – 14 milhões de Euros
7. FC Schalke 04 (Alemanha) / Gazprom – 12 milhões de Euros


Sem comentários:

Enviar um comentário