O Mónaco é o mais recente clube de futebol nas mãos de um milionário: o clube do
principado foi adquirido pelo russo Dmitry Rybolovlev, que tem uma fortuna
avaliada em 73 biliões de euros, gerada por produtos fertilizantes, e promete
investir no clube 100 milhões durante os próximos quatro anos.
Através da Monaco Sport Invest (MSI), com ligações ao milionário russo, assumiu o controlo do AS Monaco com 66,67% das acções, anunciou o cube.
"A MSI comprometeu-se a investir pelo menos 100 milhões de euros, durante os próximos quatro anos. Este montante constitui um mínimo garantido e, caso seja necessário, pode ser aumentado", segundo o mesmo comunicado.
Os restantes 33% permanecem sob o controlo da Association Sportive de Monaco Football Club, representando os interesses do Principado.
O principe Alberto II, que recentemente se havia avistado com Dmitry Rybolovlev, residente em onte Carlo e 93.ª fortuna mundial, segundo a "forbes", saudou o acordo.
"Abre uma nova página na história da equipa de futebol tão querida ao Principado, a que desejo que progressivamento recupere a envergadura que, pelo seu passado, fez dela um dos simbolos da vida desportiva do Mónaco", declarou classificando o negócio como "inevitável".
Para Rybolovlev, esta operação não é "simplesmente uma aquisição", mas "o começo de uma parceria eficaz".
“Penso que o clube tem um enorme potencial. Espero ser capaz de desenvolver todo o seu potencial, tanto a nível nacional como a nível europeu", afirmou Rybolovlev, que também disse ser um “adepto fanático de futebol”. “Por viver já há algum tempo no Mónaco, entendo que esta equipa é um dos principais símbolos do Principado, com todo o seu orgulho e tradição”, completou o bilionário russo.
Depois de 34 anos na elite do futebol francês, o Mónaco desceu, esta época, para o segundo escalão, onde está numa situação complicada, com apenas uma vitória em 18 jornadas.